22 de maio de 2013

Asteroide com quase três quilômetros se aproximará da Terra no final do mês



Um asteroide com 2,7 quilômetros de extensão deve se aproximar da órbita da Terra no dia 31 de maio. De acordo com a NASA, o corpo não oferece qualquer risco para a Terra ou para a Lua, já que passará a uma distância de 5,7 milhões de quilômetros da superfície terrestre.
Entretanto, o 1998 QE2 (nome baseado na época em que foi descoberto) terá a sua aproximação recorde na ocasião, algo que não deve se repetir em 200 anos. Isso trará uma oportunidade importante para que os astrônomos possam estudar o corpo celeste.
“Sempre que um asteroide se aproxima tanto, há uma oportunidade científica única para estudá-lo em detalhes, incluindo o seu tamamanho, forma, rotação, características da superfície e o que ele pode nos dizer sobre a sua origem”, afirmou o astrônomo do Jet Propulsion Laboratory, da NASA, Lance Benner, em comunicado oficial.
Benner reforça que os dados levantados durante as observações podem servir para instrumentalizar a previsão de ocorrências potencialmente catastróficas — como o meteorito que despencou sobre a Rússia no início deste ano. Ao amadores, entretanto, fica o lembrete: o 1998 QE2 não poderá ser visto a olho nu — de maneira que o negócio é esperar pelos registros da NASA.

''Embora não ofereça riscos ao planeta ou à Lua, a aproximação do objeto traz uma rara oportunidade de estudo para os astrônomos.''


Nenhum comentário:

Postar um comentário